Previsão de sazonalidade com o Google Trends e a mineração de dados

Marketing + Data Science

Previsão de sazonalidade com o Google Trends e a mineração de dados

9th março 2018 Data Science RapidMiner 0

O Google Trends é uma ferramenta do Google que permite que você veja com precisão o volume de pesquisa de um determinado termo de pesquisa em um local específico (cidade, estado ou país). Os resultados da ferramenta são exibidos em uma escala de 0 a 100, com base no volume de pesquisa do termo pesquisado no local especificado. Com essas informações, podemos entender qual mês tem um volume de pesquisa maior ou menor para um determinado período, compreendendo padrões sazonalidade que vão além do mundo online.

Mas como descobrir, com dados de vários anos, se há um padrão de repetição no volume de pesquisa em um determinado mês? Na busca pelo termo “consultoria de marketing de Fortaleza”, por exemplo, podemos entender se há um mês do ano em que a demanda por esse tipo de serviço é maior, ou quando é consideravelmente baixa. Isso pode ser uma referência para empresas que fornecem esse tipo de serviço, certo?

Usando um processo baseado em um algoritmo Decision Tree, montamos um banco de dados usando informações do Google Trends para o termo de pesquisa “consultoria de marketing de Fortaleza”, entre janeiro de 2010 e janeiro de 2015. Devido a implementação escolhida substituímos os índices do Trends de 0 a 100 pelas variáveis nominais “Baixo”, “Médio” e “Alto”, com base na média de todos os índices.

Da figura a seguir, com o resultado do processo, podemos concluir que:

1. O mês de maio tem em todos os anos analisados ​​um alto volume de pesquisas;

2. O mês de dezembro sempre tem um baixo volume de pesquisas em todos os anos;

3. Os meses de junho, setembro e novembro, têm predominantemente um baixo volume de buscas pelo termo.

Mining Metrics - Árvore de Decisão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.000webhost.com