Cross-branding, geração de leads e mineração de dados

Marketing + Data Science

Cross-branding, geração de leads e mineração de dados

7th maio 2018 Brand Data Science RapidMiner 0

Desde do início da minha carreira a ideia de metrificação e de análise advindos do marketing digital sempre me pareceram fascinantes. Sair do campo intuitivo, embora embasado pela experiência e conseguir construir abordagens analíticas usando a experiência acumulada da forma correta, sempre me pareceu o melhor caminho.

Mas qual a relação disso com cross-branding, leads e data mining? Eu diria que é até simples. Usando processos de ETL (extract, transform, load) podemos descobrir interseções entre audiências de páginas ou perfis de marcas. Feito isso, podemos criar ações específicas, com objetivos específicos que de alguma forma possam unir estas marcas. Ou então podemos descobrir pontos de interesse, virtuais ou reais, orientando melhor uma execução, a compra de espaços e de mídia.

Além de descobrir interseções entre audiências de marcas podemos analisar o que é comentado, curtido ou compartilhado e conseguir desta forma criar uma comunicação muito mais assertiva. Para isso é preciso utilizar processos de análise de dados não estruturados, que são as informações em texto, descobrindo os termos mais recorrentes para aquele público, dentre outros aspectos.

E onde ficam os leads nessa história? Se você está fazendo uma ação absolutamente focada, unindo duas marcas e gerando um benefício para o target tendo por base um processo de análise prévia, que comprovou e informou o tamanho da interseção entre a audiência destas marcas, a conversão é quase inerente. Eu não estou só presumindo que duas marcas que não concorrem diretamente entre si tem convergência de público. Estou verificando e informado a existência de uma interseção real. E como dito anteriormente, você pode ter uma ação desenvolvida do ponto de vista da concepção criativa tendo por base aspectos e características de relevância para o público, descobrindo o discurso certo, anseios e palavras-chaves. Tudo isso através de análises cruzadas, ou cross-branding, se preferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.000webhost.com